quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Torta Folhada de Salmão



Sempre gostei de massa folhada. Aliás, quem não gosta, né? Esses dias até vi o Oliver Anquier fazendo a massa em um dos seus programas, mas dá tanto trabalho que ainda não me arrisquei. Decidi então, fazer esta torta com a massa folhada que a gente compra pronta mesmo.
A receita que eu peguei como base (digo como base pois fiz algumas modificações) era com shimeji. Mas, apesar de eu gostar e muito deste cogumelo o preço de R$ 150,00 o kilo, me fez procurar um substituto um pouco mais barato e tão leve e saudável quanto.


A torta é bem fácil e rápida. Segue a receita:

1 pcte de massa folhada de 400g
300 g filé de salmão
1 cebola picada
açafrão da terra
azeite
3 claras em neve
100g de queijo ralado
castanha de cajú moída
1/2 xic de vinho branco

Abra a massa folhada em uma assadeira (de preferência de teflon) cobrindo toda a assadeira, inclusive as bordas. Faça furos na massa com um garfo e asse até dourar em fogo baixo.
Enquanto isso, corte o filé de salmão em fatias bem pequenas, como se fosse sashimi. Refogue em uma frigideira com azeite a cebola bem picada. Quando ela estiver dourada coloque o salmão e mexa de leve até refogar.
Adicione 1/2 xic de vinho branco e deixe evaporar o alcool. Coloque um pouco de açafrão da terra para dar cor e tempere com um sal a gosto.
Misture a castanha de cajú moída e desligue o fogo.
Retire a massa do forno. Bata 03 claras em neve formando picos bem duros.
Monte a massa: Primeiro o peixe, depois as claras em neve por cima. Jogue o queijo ralado em cima das claras e volte a massa ao forno até dourar as claras em neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário