terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quem quer ser um milionário?


Fazia um tempinho que não escrevia no blog e tenho que admitir que estava sem inspiração para escrever, principalmente por estar em dieta, não podia fazer nada diferente. E como se não bastasse, a falta de grana me impediu de continuar com uma das minhas rotinas mais gostosas que era ir no cinema todo final de semana.

Mas, surpreendentemente foi em um canal aberto que assisti o filme que me deu vontade de voltar a escrever. Quem assistiu "Slumdog milionaire" sabe do que eu estou falando.
Também conhecido como "Quem quer ser um milionário?", o filme indiano conta a história de um rapaz que nasceu e viveu nas favelas da Índia e que ficou milionário em um programa parecido com o "Jogo do Milhão" aqui do Brasil.

O cara não teve nenhum estudo e mal sabia ler, mas respondeu todas as respostas, pois todas elas tinham algum tipo de vinculo com situações marcantes de sua vida.

Jamal, que é o protagonista, passou tudo o que podia com seu irmão, antes e depois da morte de sua mãe. Sempre persistente, toda a sua vida girou em busca de sua amada Latika, anos e anos, ele procurou por ela, encontrando-a em alguns momentos e a perdendo logo em seguida.

Seu irmão Salim, desde a infância sempre tirou proveito de Jamal, que tinha melhor índole e coração. Além de ser um menino honesto e justo, que se importava com os outros. Principalmente com Latika.

Jamal mostra que a necessidade algumas vezes nos obriga a atos ilícitos: ele roubava sapatos da porta do Taj Mahal para vendê-los e ter dinheiro para comida. Mas sua força de caráter nunca o deixou ir além. Já seu irmão, enveredou por uma vida muito menos digna, trabalhando para o chefão da favela em que nasceu.

O programa aparece na vida de Jamal como uma oportunidade de Latika ir até ele, já que mais uma vez ele a havia perdido, sem nenhuma pista de seu paradeiro.

A honestidade de Jamal impressiona até mesmo as autoridades e o apresentador do programa que pensam que ele está de alguma forma trapaceando.

A história é envolvente e linda. Muito bem contada e bato palmas para o filme, pois realmente mereceu os 8 oscars que ganhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário