quinta-feira, 13 de maio de 2010

Melhores Musicais

Na minha opinião, a melhor categoria de filmes que existe é a de musicais. Sempre tem algum musical, em algum ano que fica como o meu favorito. E isso vem desde quando eu era pequena e assistia filmes em preto e branco da videoteca do meu tio avô. Tem alguns filmes que nem meu marido que é 13 anos mais velho que eu já ouviu falar e eu já assisti e adorei.
Pra mim, sendo musical já ganha nota cinco, se as músicas forem legais então, nem se fala...

Segue abaixo alguns musicais que já vi e recomendo:


1º - O Fantasma da Ópera: Já começa que Gerard Butler é um dos atores mais lindos e competentes da atualidade, então o filme já ganha ponto aí. Emmy Rossum está muito bem como Chrstine, diferenciando muito bem a paixão sexual que sente pelo Fantasma e o amor que ela sente pelo Raoul. Eu desde o começo torço pelo fantasma, e no final quase acredito que eles ficarão juntos. Não há nada mais sexy do que a cena entre os dois durante a música "Point of no return", como já vi em várias comunidades do Orkut do filme e do Gerard Butler, o fantasma tem pegada... O que faz qualquer mulher ficar caidinha por ele.
Como se não bastasse todos os atores cantam muito bem, salvo Minie Driver que no filme e dublada por uma cantora de ópera, apesar de ter uma voz muito bonita.
Tenho o CD da Trilha Sonora e não me canso de escutar, na verdade quase casei com uma das músicas, mas daria problema na igreja por causa da letra.
O figurino é muito bonito e a única parte que achei chata, foi na leitura das cartas logo no começo. Acho desnecessária. Na época do filme, assisti no Teatro Abril a versão da Broadway. Na verdade, fui duas vezes. Chorei que nem uma pata no final, porque ele foi muito fiel ao filme em todos os aspectos. Claro que Saullo Vasconcelos, não é Gerard Butler, mas também atua e canta muito bem.


2º - Nine - apesar das críticas, adorei Nine. E meu marido, que não gosta de musicais também. O filme é sensual, é vivo, é agitado. A sequência de coisas que acontece de uma hora para outra faz você ficar com os olhos grudados na tela, por medo de perder algo muito importante.
O elenco é de peso: Daniel Day Lewis (ótimo ator, não tenho nem palavras), Penelope Cruz (me surpreendendo mais uma vez, Volver e Vicky Cristina Barcelona), Sophia Loren ,gente, Sophia Loren!!! Nem precisa falar nada. Tá certo que a mulher mal se mexia no palco do teatro, mas só dela estar lá...Já faz toda a diferença, Fergie (Black Eyed Peas) estreando dando conta do recado, nada de mais, Kate Hudson maravilhosa e Nicole Kidman em uma aparição rapidíssima (eu acho que Nicole, já esteve mais bonita, para se passar pela musa inspiradora dele, mas...).
Agora uma atriz que merece um paragrafo separado só para ela Marion Cotillard (ela dá um show!) Ela é incrível! Já foi incrível em Piaf. Que eu ainda não a conhecia e quando a vi no Oscar, não acreditei que uma Piaf tão feinha podia ser aquela mulher linda! Canta bem e na cena do strip tease está DIVINA.
Eu gostei muito do filme, da história e da trilha sonora, principalmente a música "Be Italian".
Assim que puder comprarei o CD e o DVD para minha coleção pois merece.



3º - Moulin Rouge - Sim, ai sim, Nicole Kidman está uma deusa. Ela está maravilhosa no papela da cortesã Satine que se apaixona pelo escritor pobre achando que ele é um duque. Ewan Macgregor, lindinho!!! Que só o sorriso dele já faz querer levar para casa, completa este par perfeito. As músicas são bárbaras. Principalmente "Come what may" que tem uma letra lindíssima e a versão do filme para "Your Song" do Elton John que Ewan leva muito bem com uma participação do Alessandro Safina, essa tocou no meu casamento!
O final lógico é para chorar!!! Quem não queria que eles acabassem felizes para sempre?


4 - Grease - não, infelizmente, não é da minha época, mas o bom gosto da minha mãe e a sessão da tarde da globo me deram o prazer de conhecer esse filme. Na minha opinião, é único. Passa uma inocência, tão gostosa que a gente assisti e assisti e assisti várias vezes. Tive a ideia de fazer este post de musicais, porque ontem, por acaso, estava passando este filme no Boomerang. Peguei do meio pro final, mas já me senti mais leve. John Travolta tá lindo, sempre foi. Não dá para acreditar que na época do filme, Olivia Newton John tinha mais de 30 anos. Mas, as músicas são muito legais e vale muito pena.
5 º Hairspray - coladinho com outro filme do John Travolta, Hairspray é fantástico. A história da menina gordinha que quer ser famosa é hiper divertida. Não gostei muito da ideia de ver o John Travolta transvestido, mas quando assisti o filme, por várias vezes, esqueci que era um homem. As músicas são deliciosas. Não sei nem qual é a minha preferida, acho que é "You can´t stop the beat" que é agitadíssima e dá até vontade de acompanhar a coreografia. Estou lembrando da música enquanto a escrevo e fico com vontade de ouví-la. Mas, todas são mutio boas, realmente não dá para escolher. O roteiro é meio fraquinho, mas passa uma mensagem legal sobre como somos todos iguais independente da cor ou do número do manequim, lida de um modo mais leve com certas formas de preconceito.





6º Dirty Dancing - tem tudo o que um musical precisa ter: uma boa história, um protagonista carismático e lindo e uma atriz que parece desajeitada, mas que por meio da música e do amor desflora. É como Grease, a gente repete, repete e não cansa... A Globo também não. Muitas mulheres da minha idade choraram quando Patrick Swayze morreu porque Johnny morreu... A última dança deles ao som de "The time of my life" é muito legal e não só eu, mas acho que muitas pessoas sabem os passos. Já vi casais aprendendo a coreografia para dançar no casamento. Calma aí, Baby demorou um filme inteiro para decorar...



7º Dreamgirls - o filme baseado na história do Supremes grupo que Diana Ross fazia parte (apesar dela negar isso), podia ser melhor, tem algumas músicas meio chatinhas... Mas, tem outras muito boas como "When I first saw you" e "Hard to say goodbye" e vale pela Jennifer Hudson que está maravilhosa e canta muuuuuuuiiiiiiiiiiiiitooooooooooooooo bem!!!! Não é atoa que ganhou o American Idol. Beyonce também não fica atrás, mas Jennifer realmente arrasa.


8º Rent - a história é bem ruizinha ( na minha opinião), mas uma das minhas músicas favoritas vem deste filme "Season of love" tem uma letra simplesmente maravilhosa. O elenco jovem faz bem seu papel, mas o filme em si é fraco. Me decepcionei um pouco quando vi.

9º Letra e Música - Não sei se entraria na categoria musical, mas este filme é engraçadíssimo. Na verdade, só o fato de não entender o que Hugh Grant fala já é engraçado. Drew Barrymore é ótima, como sempre e as poucas músicas que passam no filme são show. "Way back into love" vale a pena, mas é no clipe que começa o filme e termina "Pop goes my heart" é incrivelmente engraçado, Hugh Grant, fazendo parte de uma banda dos anos 80, com aqueles penteados, caras e bocas que só os anos 80 tiveram, vale a pena conferir com certeza.




10º Across the Universe -
Bono Vox e Beatles, precisa de algo mais? Nem precisava, mais o filme ainda conta sobre a Guerra do Vietnã e como os Estados Unidos, principalmente em sua juventude, passa por este período negro e inútil da história do país. Mas as músicas estão maravilhosas, com arranjos novos, mas mantendo a simplicidade dos Beatles, a versão de "Let Be" e "I wanna hold your hand" cantada por uma lésbica se destacam. A trilha supera o filme, com certeza, mas o filme vale a pena dar um a conferida.

Existem vários outros filmes que mereciam ser lembrados, mas se o fizesse viraria algo maçante, então citarei seus nomes e mais para frente poderemos até comentar sobre eles, deixo em aberto para quem quiser: O mágico de Oz, Hair, Ardida como Pimenta, Escola de Sereais, Escola do Rock, Ray, Chicago, Dirty Dancing 2, Grease 2, Johnny & June,Os embalos de sábado a noite, Xanadu, Mary Poppins, filmes da Disney, entre outros. E você? Qual musical fez diferença na sua vida?

Um comentário:

  1. Com certeza Grease e Dirty Dancing são filmes que vc pode assistir milhões de vezes e não cansa, acho que no caso do Dirty Dancing até as falas já decorei, fora que a música no final me leva a recordar...

    ResponderExcluir