terça-feira, 25 de maio de 2010

Overdose de Filmes

Estou um pouquinho atrasada sobre os comentários de filmes que assisti nesta semana. Mas, de um certo modo foi bom, porque dá para incluir o que acabei de ver:

1º A Estrada - O filme fala sobre um cenário pós apocalíptico (qualquer semelhança com "O Livro de Eli" não é mera coinscidência), onde um homem, interpretado por Viggo Mortensen - que não tem nome no filme - e seu filho - que também não tem nome no filme, caminham com o objetivo de chegar no Sul. Eles acreditam que lá possa haver ainda alguém ou algo parecido com vida.
A relação entre os dois personagens é emocionante. Tanto Viggo, quanto o garoto que faz seu filho demonstram muito bem a dificuldade que seus personagens passam. Gostaria que tivesse sido explicado melhor, como o mundo chegou naquele ponto. Acredito que não tenha sido da mesma forma do "Livro de Eli", pois ao contrário do ambiente daquele filme, neste a Terra está ficando cada vez mais gelada. Já em o "Livro de Eli", o Sol, está ficando cada vez mais forte. Tanto que as pessoas andam pelo o que restou das ruas, como se andassem no Deserto.
Mas acho que o diretor do filme "A Estrada", não queria mostrar o que aconteceu. Isso era só pano de fundo. O que ele queria mesmo, era mostrar o que um pai, em situações extremas pode fazer para proteger seu filho do sofrimento, nem que seja, ensinando a ele a como se matar.
O filme é um pouco parado, mesmo porque gira todo em torno dos dois personagens e das adversidades que enfrentam: Fome, frio, roubo, etc... Robert Duvall faz uma pequena participação e está quase irreconhecível de baixo de tanta maquiagem.
Quando acabei de assistí-lo, não sabia se havia gostado ou não. Na verdade, só agora, percebo que foi um bom filme. Que realmente valeu a pena ter assistido...



2º Amor sem escalas - Gosto de George Clooney, acho ele um ótimo ator, que já fez papeis no mínimo interessantes. Gosto da ideia: um cara que passa 280 dias por ano viajando, não tendo a necessidade de construir vínculos com nada nem ninguém. E gostei do trailler, quando o vi no cinema. O Oscar também gostou, afinal ele teve várias indicações. Mas, o filme é um pouco perdido. Eu achei que seria uma comédia. Mas, não foi. Talvez, um romance... No entanto, me pareceu mais algo como crise existencial de um quarentão ou cinquentão do que uma história de amor. É interessante ver como o personagem principal, interpretado por Clooney, muda suas prioridades... Mas, no final, fica a pergunta: Valeu mesmo a pena? Para mim, o filme teria uma nota 5. Nem bom, nem ruim. Simplesmente, não fez diferença. Acho que realmente, eles deram importância ao que não havia necessidade e deixaram o roteiro muito superficial. O que me surpreende... Adorei "Juno" e é do mesmo diretor, então... Esperava mais. Não disse que estava chata?



3º Fúria de Titãs - Sam Worthington é um cara que começou a aparecer. Fez "Exterminador do Futuro 4" com Christian Bale, fez "Avatar" e agora é Perseu em "Fúria de Titãs". Foi o primeiro filme que assisti em 3D. Achei que teriam mais ferramentas que mostrasse está tecnologia. Tirei o óculos várias vezes durante a sessão para ver qual seria diferença, e não notei muitas. Fora que a legenda, ficava embaçada... Acho que foi o filme que não usou muito este recurso, porque nos trailers, em poucos minutos de cada filme, dava para perceber mais momentos que realmente fizeram diferença no 3D. Eu não sei acho desta rapaz ainda. Ou ele deve ser bom, ou o agente dele é. Porque participar de três grandes produçõe seguidas e fazendo papeis de destaque, não é para qualquer um. Acho que sua atuação em Titãs foi bem parecida com Avatar. Mas, ainda não é minha opinião final. Gostaria de vê-lo em Exterminador primeiro para tirar a teima.
Mudaram um pouco a história da mitologia, alguns pontos que creio serem chaves, não deveriam ter sido mudados. Mas, o filme entretem. Liam Neeson como Zeus e Ralph Fiennes como Hades, estão perfeitos!!! Os caras... Bom, tudo o que eles já fizeram no cinema, já fazem merecer uma salva de palmas... Mas, uma vez eles se superam. É um filme bom. E quem quiser ter ação, achará.



Abaixo conta a mitologia de Perseu, após assistirem o filme me digam se vocês também acham que a mudança afetou um pouco o roteiro ou se não fazia diferença, ok?

"Perseu foi o herói mítico grego que decapitou a Medusa, monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse em seus olhos. Filho de Zeus, que sob a forma de uma chuva de raios, engravidou Danae, a filha do rei de Argos.
Perseu e sua mãe foram banidos pelo avô, Acrísio, que temia a profecia de que seria assassinado pelo neto, atirando-os numa urna para que levasse os dois para bem longe.
Protegida por Zeus, a embarcação chegou a ilha de Serifo, onde foi encontrada pelo pescador Díctis, irmão do rei de Serifo. Perseu e sua mãe viveram na casa de Díctis e sua esposa por anos, até que um dia, o rei, Polidectes, quando passava pela casa de seu irmão, resolveu visitá-lo. Ao ver Dânae, apaixonou-se e quis se casar com ela.
Perseu se tornou um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protetor da mãe. Polidectes, com medo de que a ambição de Perseu o levasse a lhe usurpar o trono, propôs um torneio no qual o vencedor seria quem trouxesse a cabeça da Medusa. O instinto aventureiro de Perseu não o deixou recusar.
Da batalha contra Medusa saiu vitorioso graças à ajuda de Atena, Hades e Hermes. Atena deu a ele um escudo tão bem polido, que tal qual num espelho, podia se ver o reflexo ao olhar para ele. Hades lhe deu um capacete que torna invisível quem o usa, e Hermes deu a ele suas sandálias aladas, três objetos que foram definitivos para a vitória de Perseu.
Então Perseu, guiado pelo reflexo no escudo, sem olhar diretamente para a Medusa, derrotou-a cortando sua cabeça, que ofereceu à deusa Atena. Diz a lenda que, quando Medusa foi morta, o ca valo alado Pégaso e o gigante Crisaor surgiram de seu ventre.
Na volta para casa, matou um terrível monstro marinho e libertou a linda Andrômeda, com quem se casou. Conforme a profecia, Perseu acabou assassinando o avô durante uma competição esportiva, em que participava da prova de arremesso de discos. Fazendo um lançamento desastroso, acertou acidentalmente seu avô sem saber que ele estava ali. Assim, cumpriu-se a profecia que Acrísio mais temia. Apesar disso Perseu se recusou a governar Argos (trocando de reinos com Megapente filho de Preto) e governou Tirinto e Micenas (cidade que fundou), estabelecendo uma família cujos descendentes incluíam Hércules".


4º Tootsie - Sempre ouvi falar deste filme, sei que Dustin Hoffman foi indicado ao Oscar por causa dele, mas nunca tive a oportunidade de vê-lo. O filme é muito bom. A história é sobre um ator que está há muito tempo desempregado e se veste de mulher para conseguir um emprego em telenovela. Só que nada é tão fácil, pois ele se apaixona por uma de suas colegas de trabalho e o pai dela se apaixona pela mulher que ele fingi ser. Fora isso, ele ainda tem que rebolar para manter a namorada que tem na vida real, que começa a acreditar que ele seja gay. A música tema é "It might be you' que foi indicada ao Oscar de melhor canção. E é linda! Essa eu já conhecia, mas não sabia que era tema deste filme.
Dustin Hoffman não ganhou o Oscar, mas ganhou o Globo de Ouro por causa de seu papel e Jessica Lange, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro.
Mesmo sendo um filme dos anos 80, 82 para ser mais exata, com aqueles cabelos horripilantes que tenho certeza que a maioria tem vergonha de ter usado, continua sendo um filme atual. Tem alguns toques de comédia, podemos até encaixá-lo numa comédia romântica.
Muito bom...
Para quem quiser relembrar a música, abaixo o link:

http://www.youtube.com/watch?v=cJO22cegxBs&feature=related


Nenhum comentário:

Postar um comentário